Parceria: Luis Madureira.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015



É com MUITA alegria ( MUITA MESMO, GENTE) que eu venho contar para vocês que o Acervo Compartilhado fechou sua primeira parceria:


Nascido em Janeiro de 1956, formou-se em Economia pela Faculdade de Economia São Luís e cursou MBA pela Business School São Paulo e Universidade de Toronto. No setor industrial, ocupou posições executivas em empresas multinacionais no Brasil e no exterior. Em 2011, incentivado por parentes e amigos, iniciou sua carreira como escritor, tornando-se autor da série Award, composta pelos livros: Aparências, Jóia Rara, Amor & Ódio e Vida Nova. 




Apesar de ser uma série de romance policial composta por quatro livros, cada um deles pode ser lido independentemente da ordem. Entretanto, Luis recomenda duas sequências de leitura:
Jóia Rara Amor e Ódio Aparências Vida Nova; OU Aparências Jóia Rara Amor e Ódio Vida Nova.


Jóia Rara: "Ela iria apenas organizar a festa do casamento, mas tornou-se a principal suspeita pelo assassinato da família da noiva. A linda jovem Alva Ward pensa haver encontrado o homem de sua vida, alguém por quem sente uma atração incontrolável. Tudo parecia perfeito quando o tal homem também se declara a ela, não fosse o fato de o mesmo estar prestes a se casar com a sua mais nova amiga".
Amor e Ódio: "Um grupo de estudantes em um cruzeiro para comemorar sua formatura. Quando partiram não poderiam imaginar que dois deles não voltariam para casa. Mas quem estaria por trás dos misteriosos assassinatos?"
Aparências: "O que você, mulher, faria se o seu marido fosse assediado por uma colega sua? E você, homem, mesmo amando a sua esposa, resistiria aos assédios da linda e sexy esposa do seu amigo?"
Vida Nova: "O eficiente tenente Raí Duran, recém-chegado à Divisão de Homicídios da Polícia de São Paulo, é perseguido por seu superior, o qual está envolvido num esquema que facilita o crime organizado, em troca de fundos para financiar a campanha de reeleição de um político corrupto.
As coisas ficam ainda piores para o tenente, quando descobre que o amor de sua vida, a linda jovem Alva Ward, está marcada como próxima vítima de um perigoso assassino."
E para finalizar esse post GIGANTE, uma mini entrevista que fiz por email com o Luis:


Acervo: Quando e como você percebeu que tinha potencial para escrever livros? 
Luis: Eu morei no exterior pela primeira vez no período 1989 a 1992. Nesse período, como não existia internet, eu escrevia cartas com alguma frequência para parentes e amigos aqui do Brasil. Inúmeras vezes as minhas cartas foram elogiadas e pessoas diziam que eu poderia ser um escritor. Acho que foi aí que se acendeu a primeira chama.
 
Acervo: Você teve apoio dos amigos e da família ou eles acharam que você estava desperdiçando seu tempo e dinheiro?
Luis: Tive apoio total da família e dos amigos. Todos sabiam que eu não estava entrando nesse ramo por dinheiro e sim porque buscava maior satisfação pessoal. 

Acervo: Em “Amor e Ódio” pude perceber a riqueza de detalhes na contextualização dos ambientes do livro. Você já conhecia esses ambientes ou fez uma espécie de imersão para o livro?
Luis: Eu fiz várias pesquisas na internet e também fiz um pequeno cruzeiro de quatro dias para conhecer um transatlântico (de bandeira italiana) de verdade. Tive ainda a ajuda de tripulantes do navio na tradução das expressões no idioma italiano mencionadas no livro pelo personagem Genaro.
 
Acervo: Quanto tempo você levou para terminar os quatro livros da série Award?
Luis: Eu comecei a escrever o primeiro livro em fevereiro de 2011 e terminei de escrever o quarto e último livro em novembro de 2013. Se eu pudesse apenas escrever, teria concluído bem antes, mas o trabalho de um escritor novato no mercado exige que ele escreva, edite, faça o marketing, esclareça dúvidas dos potenciais leitores, venda, cobre, empacote e cuide da logística de entrega. Para escrever mesmo acho que sobra apenas uns 20% do tempo. 
 
Acervo: Como você enxerga o mercado literário brasileiro? Há uma desvalorização dos autores nacionais?
Luis: Segundo li recentemente, o mercado literário brasileiro cresceu no último ano, mas não sei dizer se cresceu com a venda de títulos nacionais ou estrangeiros. O que eu sei é que há uma fila gigantesca nas editoras para analisarem os originais dos autores nacionais. Quando tentei enviar o original do meu primeiro livro para uma editora de primeira linha que prefiro não mencionar o nome, em meados de 2011, recebi a resposta de que só estariam recebendo originais a partir de dezembro de 2013, pois já tinham em seu estoque um número muito grande de originais pendentes de análise. Eu entendo de alguma forma a posição das editoras, afinal nenhuma empresa vai adiante sem lucro e para eles é muito mais seguro apostarem em um autor que já está fazendo sucesso lá fora, do que se arriscarem com um novo autor nacional. O jeito é batalhar para conseguir algum sucesso até que uma grande editora se anime a analisar meu trabalho. Sei que quase todos os autores de sucesso tiveram um começo difícil, então eu não vou desistir.
 
Acervo: Que dica você dá para aqueles que desejam ser escritores?
Luis: Digo que devem ir em frente e realizem seu sonho, mas que se preparem para enfrentar um mercado muito competitivo. Basta entrar em uma bienal, ou até mesmo em uma livraria e ver aquele mundo de livros. Eu sempre me pergunto: “por que um leitor escolheria um dos meus no meio de tantos livros?”. Não é fácil ser o escolhido sem ser famoso. Meus livros podem até ser bons, mas se for colocado ao lado dos livros do Harlan Coben, Sidney Sheldon, etc, certamente a maioria dos leitores vai pegar os livros deles, que têm fama de serem bons(porque são mesmo bons) e raramente vão dar oportunidade para um autor desconhecido, ainda que também seja bom. Por isso meu conselho para quem pensa em se tornar um escritor é que a pessoa tenha, pelo menos no início, outra atividade que lhe garanta o sustento, porque a profissão de escritor pode levar um bom tempo para vir a ser rentável.

~
Em breve postarei as resenhas da série:) Você pode comprar os livros nas lojas virtuais das principais livrarias do país, ou adquirir seu exemplar diretamente com o Luis:
✉ madu.luis@yahoo.com.br
madu.luis@yahoo.com.br
Instagram: @maduluis

8 comentários:

  1. Parabéns Jaminny! Muito bom seu trabalho. Eu sou leitor basicamente de Direito, ciências políticas e filosofia. Em ficção nunca deixe os gêneros da fantasia e do terror. Estou passeando pelo blog me aventurando a descobrir novas obras de outros gêneros. Abraço e bons livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada:))) Aventure-se bastante por aqui, Maycon. És bem vindo;)

      Excluir
  2. Parabéns Jaminny, sei o quanto uma parceria assim significa, não conhecia o autor ainda, mas adorei!

    Conheci seu blog hoje e vou seguir para sempre acompanhar!

    Se quiser conhecer o meu blog também, só dar uma passadinha no
    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Andy:)))
      Vou agora mesmo dar uma passadinha na sua Estandy ;)))

      Excluir
  3. Parabéns Jaminny!
    Parcerias são sempre importantes para o crescimento de um blog e a divulgação de novos talentos nacionais também, amei o post.

    Beijos, Maah
    http://bloggrascunhosfemininos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Maah :)
    Dei uma olhadinha no seu blog e achei uma fofura! Estou seguindo vocês e curti a página do facebook também! ;]

    ResponderExcluir
  5. Jam adorei o post, o Luis tem um talento incrível pra escrita, amo os livros dele. E você tem talento para entrevista, fez jornalismo? Kkkk Ficou ótimo e eu adorei conhecer um pouco mais do Luis. Parabéns linda, você tem talento e vai longe. Estou na torcida :*

    ResponderExcluir