O menino da mala, de Lene Kaaberbøl e Agnete Friis.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

        (Alerta de spoiler necessário para a resenha!)
    Nina Borg é uma enfermeira da cruz vermelha em Copenhagen, Dinamarca, cuja vida sofre uma reviravolta quando uma amiga pede que ela vá buscar uma encomenda em um determinado local. Chegando ao local, Nina encontra uma mala e tem bastante dificuldade em carregá-la até seu carro. Movida pela curiosidade em saber o que poderia ser tão pesado, Nina abre a mala e encontra um menino nu e drogado.
    Cada capítulo tem um narrador diferente, baseado no personagem cuja história está sendo contada no momento, o que deixa um clima delicioso e agoniante de suspense no ar quando algo decisivo acontece no final do capítulo. Somos envolvidos em um suspense louco com assassinatos, tráfico de crianças, prostituição e várias outras coisas.
      O menino da mala foi mais um livro desconhecido que eu tive vontade de comprar por ter gostado da capa. Nunca leio a contracapa dos livros, mas em um momento de decisão pela compra ou não deste, dei uma olhadinha e vi uma referência a Stieg Larsson (Escritor da minha trilogia favorita - Millennium).
     Realmente há alguns momentos de semelhança com as obras de Larsson, principalmente na construção das personagens principais. É bastante perceptível a semelhança entre Nina Borg e Lisbeth Salander (Millennium) não somente no que se refere ao físico, mas também ao caráter e a personalidade das personagens, além de ambas se transformarem em heroínas absolutamente focadas em resolver o mistério que as envolve, deixando de lado o mimimi feminino atualmente presente na literatura mundial. As duas são personagens fortes e incrivelmente desprovidas de covardia.
     O livro é o primeiro de uma série de suspense policial informalmente intitulada de "Nina Borg". As escritoras são dinamarquesas e já publicaram três livros da série, tendo os três já sido traduzidos para o inglês. Entretanto, o segundo livro em português só será lançado no Brasil no dia 16 de janeiro de 2015.

Livro 01: O menino da mala (Drengen i kufferten / The Boy in the Suitcase) | Compre aqui!
Livro 02: Morte Invisível (Et stille umærkeligt drab / Invisible Murder) | Compre aqui! (Ed. Digital)
Livro 03:  -------------        (Nattergalens død / Death of a Nightingale)

2 comentários:

  1. Oi Jaminny! Excelente resenha, vou colocar esse livro na minha lista de leitura, entretanto tenho uma observação a fazer: quando é citado em seu texto "o mimimi feminino comumente presente na Literatura Mundial", vc generalizou bastante. Temos grandes exemplos na Literatura, principalmente na Brasileira, de personagens femininas conhecidas por sua força e determinação: Capitu(Dom Casmurro), Diadorim(Grande Sertão: veredas), Ana Terra(O Tempo e o Vento), Maria de Magdala(O Evangelho segundo Jesus Cristo) e tantos outros. Deve-se ter cautela com as generalizações! Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  2. Aline, que bom que você comentou! Eu quis dizer "atualmente" ao invés de "comumente". Vou corrigir agora mesmo! Sei que não posso generalizar, mas é uma característica presente em grande parte dos livros atuais. Que bom que o livro vai para a sua lista:) beijos!

    ResponderExcluir