Orange is the new black, de Piper Kerman.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Eu ouvia várias pessoas falando super bem da série "Orange is the new black", mas não tinha tempo de baixar e assistir. Quando cedi às recomendações dos amigos, não deu outra: me viciei. O que eu não sabia era que a série foi inspirada em uma história real, escrita por Piper Kerman. 


       O livro e a série trazem a história de Piper, uma mulher condenada a 15 meses de prisão por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. O crime aconteceu vários anos antes da prisão de Piper, quando ela era apenas uma jovem em busca de novas aventuras. Apesar de o foco do livro ser a vida de Piper, ele traz uma crítica bastante forte ao sistema penitenciário dos Estados Unidos, mostrando as condições quase sub-humanas às quais os presos são submetidos.
     Infelizmente, li o livro com idéias já formadas pela série, o que tirou minha liberdade de imaginação. Fiquei um tanto frustrada com a escolha de algumas atrizes, pois não tinham semelhança alguma com as personagens. O mais estranho foi ver o quanto a série foi completamente modificada para conseguir audiência.
     ALERTA DE SPOILER!ALERTA DE SPOILER!ALERTA DE SPOILER!ALERTA DE SPOILER!
     Enquanto na série vemos muitas (MUITAS MESMO) cenas de intimidade entre as presas, não existe isso no livro. Piper conta o quanto estava assustada e impressionada com o que tinha escutado/lido sobre práticas lésbicas na prisão, e afirma o quanto se surpreendeu ao ver que isso era super raro de acontecer. Diferentemente da série, Piper e Alex (antiga namorada de Piper/quem a levou para o mundo criminoso/Nina no livro) não ficavam se agarrando na prisão enquanto Larry (noivo de Piper) a esperava no lado de fora. Piper e Alex nem sequer estavam presas no mesmo lugar. 
     Algumas pessoas me perguntaram se prefiro a série ou o livro. Sinceramente? Prefiro os dois:) Ainda que ambos tratem da história de vida da mesma pessoa, cada um a aborda de maneiras totalmente distintas. Algo presente na série e ausente no livro é o aprofundamento na vida de cada uma das detentas, o que é compreensível, já que há muito mais "espaço" em uma série. De qualquer forma, gostei muito do livro e mal posso esperar pela 3ª temporada da série.
---
Quer comprar? Clique aqui!

4 comentários:

  1. Oi Jamminy!
    Nossa, também estou louca pra conhecer essa série, todo mundo tá falando que é ótima! Pelo visto melhor começar pelo livro então né?
    Bjos!
    Karen
    http://www.bookadvisor.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Karen! Comece pelo livro:))) tá baratinho na saraiva.com :))) obrigada por ler e comentar:)))

      Excluir
  2. Quase que eu comprei esse livro, mas acabei ficando insegura. Depois dessa resenha vou procurar comprar ele o mais rápido possível.
    Bjs

    http://escritorawhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que minha resenha te fez querer ler, Bruna :)) depois me diz o que você achou:))

      Excluir