Top 5 by 5: As piores adaptações cinematográficas.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

     Eu poderia citar qualquer livro do Nicholas Sparks nesse top 5, já que todas as adaptações conseguem mudar as características físicas e psicológicas dos personagens principais, além de desconsiderarem partes fundamentais e acrescentarem fatos inexistentes e desnecessários. Entretanto, escolhi a que me deixou mais revoltada e inconformada: A última música.
 
                                                 (Fonte: cookingnicksbooks.blogspot.com)
     O livro traz a história de Verônica Miller (Ronnie), uma adolescente de 17 anos que se vê forçada pela mãe a passar as férias de verão com o irmão mais novo na casa do pai, em uma praia na Carolina do Norte. Seu pai é um ex-pianista de concerto, e a música sempre foi o elemento fundamental na conexão pai-e-filha dos dois, mas isso deixou de acontecer quando os pais de Ronnie se separaram. Por repúdio ao pai por ter abandonado a família, Ronnie deixa de lado todo o seu talento musical.
     Mas vamos ao filme: de quem foi a idéia de colocar a Miley Cyrus no papel de Ronnie? Primeiro que a personagem não tem qualquer semelhança física com a atriz, e, segundo, quem foi que falou para a Miley que era sabia atuar? Achem essa pessoa e joguem em um hospício. SÉRIO! Como já expliquei antes, Ronnie não quer mais saber de música por rancor ao seu pai. Ela não toca mais, não canta mais... aí vem um ser humano e coloca a Miley tocando NO COMEÇO DO FILME. GEEENTE! POR QUE? O lindo do livro é a transformação e restauração do relacionamento de Ronnie com o seu pai, fazendo ela se reconectar com a música! Ela só volta a tocar no final do livro, gente! 
     Como já é esperado em todo livro do Nicholas, há um romance. Ronnie conhece Will, eles se apaixonam e blábláblá. A questão é que, mesmo com o romance, o foco do livro é em Ronnie e seu pai. Já o filme é só mais uma história de amor... 
     Então deixo meu apelo aos diretores, roteiristas ou qualquer outra pessoa que faça filmes: se você vai adaptar um livro para o cinema, SEJA FIEL AO LIVRO. Eu entendo que muitas coisas precisam ser cortadas, que não dá para ser completamente igual ao que tá escrito, mas PELAMORDE...SEJAM FIÉIS! Não mudem a essência da história.
---
Quer conferir a continuação desse Top 5 by 5?
Mylena Gonzalez ~ PS: Take a picture
Nayane Torres ~ PS: Take a picture
Suzane Cruz ~ Memórias de uma leitora
Willian Iuri ~ Dreamer like me

6 comentários:

  1. Jamy, amei o post. Nunca li o livro mas já vi o filme e pelo que você disse parece realmente que não fizeram um bom trabalho. Eu também fico muito chateada quando o filme não é fiel, será que eles não entendem a decepção que isso causa? Frustrante. Beijos Jamy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, linda:)) É frustrante demais, gente! :p

      Excluir
  2. Outra adaptação ruim, na minha opinião: Percy Jackson

    ResponderExcluir
  3. É uma vergonha fazer o filme diferente do livro, o que o leitor espera é ver o que ele leu. E quem foi o ser humano que colocou a Miley Cyrus? Gostei do post Jaminny!

    http://www.turmajovem.com.br

    ResponderExcluir