Top 5 by 5 : Os piores livros não terminados.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Novidade aqui no blog, gente! 
As meninas do blog PS: Take a Picture convidaram a mim e outros dois blogueiros para uma parceria em um projeto literário e fotográfico: o Top 5 by 5. A idéia é fazer uma postagem de acordo com um tema escolhido pelos cinco, divulgando também a postagem dos outros blogueiros. 
---
Como o título dessa postagem já diz, o tema escolhido para iniciar o projeto foi: " Os piores livros não terminados". Escolhi o livro "O mundo explicado por T. S. Spivet", de Reif Larsen. Existem livros piores que não terminei de ler, mas esse é a minha decepção mais recente.
Comprei esse livro porque me apaixonei pela capa, que sugere um típico caderno escolar americano. Ele foi recomendado por Stephen King na contra-capa, e o rei do thriller não ia recomendar um livro que não é bom..ia?


A história é narrada em primeira pessoa por T. S. Spivet, um garoto de 10 anos que mora em Divide, Montana, no oeste dos Estados Unidos. Spivet é super inteligente e faz diagramas e mapas de absolutamente tudo a sua volta, e é aí que entra o desapontamento com o livro. Tudo é minunciosamente explicado por Spivet. Ele começa a contar uma coisa e lembra de outra dentro da primeira explicação.
Logo no início do livro, a irmã de Spivet está tirando palha dos milhos colhidos no Rancho Coppertop, casa da família de Spivet. Enquanto isso, o menino faz gráficos sobre o despalhamento desses milhos, indicando a velocidade dessa ação, a quantidade de milhos podres, o formato do sabugo...

Para isso, o autor utilizou um layout de traços, setas e notas laterais, criando uma poluição visual terrível. O livro inteiro é desse jeito. Em cada parágrafo, Spivet faz alguma observação sobre algo que relacionou com o que está falando. Isso faz a fluidez da leitura ficar completamente comprometida, porque você precisa parar de ler a narração para ler as observações, mapas, diagramas e notas de Spivet.

O que eu não sabia, é que  fizeram uma adaptação cinematográfica desse livro em 2013, dirigido por Jean-Pierre Jeunet (de "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"), com Helena Bonham Carter no papel de Dr. Clair, mãe de Spivet. Aqui no Brasil o filme foi lançado com o nome "Uma Viagem extraórdinária". (tá explicado o porquê de eu não saber que virou filme...)

Vou assistir por admiração à Helena Carter. Se eu achar o filme interessante, tento recomeçar a leitura.
Por hora, tá abandonado.
---
Confere aqui a continuação desse Top 5 by 5 nas páginas dos outros blogueiros do projeto:
Mylena Gonzalez ~ PS: Take a picture
Nayane Torres ~ PS: Take a picture
Willian Iuri ~ Dreamer like me





2 comentários:

  1. Confesso que fiquei um pouco ansiosa para a leitura desse livro. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um dos meus filmes preferidos, se não o preferido. Recomendo que veja o filme em francês, tenho certeza que você também vai amar.

    ResponderExcluir