A casa dos macacos, de Sara Gruen.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

   
   Sara Gruen ficou famosa devido ao seu terceiro livro, "Água para Elefantes" / Water for Elephants /, que teve uma adaptação cinematográfica exibida em abril de 2011. Os dois primeiros livros - Riding Lessons e Flying Changes - também possuem uma temática sobre animais. Gruen participa e colabora com várias instituições de proteção aos animais e à vida selvagem.
   Para escrever "A casa dos macacos" / Ape House /, Gruen estudou linguística e um sistema de lexigramas, de forma que pudesse se comunicar e ganhar a confiança dos bonobos que vivem no Great Ape Trust, em Iowa-USA. 
   O livro narra a história de Isabel Duncan, uma pesquisadora do Laboratório de Línguas dos Grandes Símios, e a enorme conexão com os bonobos do laboratório: Mbongo, Bonzi, Sam, Jelani, Makena e Lola. Os bonobos se comunicam através da Linguagem Americana de Sinais e por meio de um sistema de lexigramas, tornando a comunicação com seres humanos completamente possível. A história também traz a vida de John Thigpen, um jornalista que entrevista Isabel para publicar o progresso linguístico dos bonobos.
   O clímax acontece no comecinho do livro, quando ocorre uma explosão que vira a história ao avesso. O responsável pela invasão e explosão do laboratório vende os bonobos a um pornógrafo, que coloca os animais em uma casa e cria uma espécie de "Big Brother" com eles. Bonobos são conhecidos por terem uma sexualidade aguçada, fazendo sexo sem a finalidade de procriação, o que faz o reality show bizarro ficar famoso com a espontaneidade dos animais. O desenrolar do enredo envolve a libertação dos bonobos.
   Cada capítulo foca o contexto de um dos personagens principais, de forma que o leitor não fica confuso com uma possível mistura de histórias. Achei a leitura muito gostosa e o livro sensacional. A tradução do inglês para o português deixou um pouco a desejar, mas não é nada que prejudique a leitura. Esse é o 33º livro lido em 2014, e acredito que está entre os 10 melhores do ano.
---
Se você quiser saber mais sobre a experiência da autora no Great Ape Trust, clique aqui para assistir a entrevista.
Quer comprar o livro? Clique aqui!

2 comentários: